terça-feira, 18 de maio de 2010

Marco historico no Arcadismo

ARCADISMO NO BRASIL(1768-1836)

No Brasil, o rompimento com estética barroca começou com a Publicação de Obras, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768. este movimento permaneceu como tendência literária até 1836, quando se inicia o Romantismo.O Arcadismo também ficou marcado por dois aspectos centrais. O dualismo dos escritores brasileiros do século XVIII, que, ao mesmo tempo, seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza e pelos problemas específicos da colônia brasileira; e a influência das idéias iluministas sobre os escritores e intelectuais brasileiros, que resultou no movimento da Inconfidência Mineira e seus trágicos resultados: prisão, morte, exílio, enforcamento.
Como no Brasil não existiu uma Arcádia como em Portugal,a concentração do arcadismo brasileiro foi principalmente em Vila Rica ( hoje Ouro Preto), Minas Gerais,onde um grupo de intelectuais se destacou na arte literária e na prática política,com grande participação na Inconfidência Mineira, seu aparecimento teve relação direta com o grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do século XVIII, cuja base econômica era a extração de ouro. Este grupo era constituído por Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Inácio José de Alvarenga Peixoto e outros.
O crescimento espantoso dessas cidades favorecia tanto a divulgação de idéias políticas quanto o florescimento de uma literatura cujos modelos os jovens brasileiros - foram buscar em Coimbra, já que a colônia não lhes oferecia cursos superiores. E, ao retornarem de Portugal, traziam consigo as idéias iluministas que faziam fermentar a vida cultural portuguesa à época das inovações políticas e culturais do ministro Marquês de Pombal, adepto de algumas idéias da Ilustração.
Essas idéias, em Vila Rica, levaram vários intelectuais e escritores a desejarem a independência do Brasil, principalmente após a repercussão da independência dos Estados Unidos da América ( 1776). Tais sonhos culminaram na frustrada Inconfidência Mineira ( 1789).

Nenhum comentário:

Postar um comentário