terça-feira, 18 de maio de 2010

Exercicio do romantismo

01- Teu romantismo bebo, ó minha lua,

A teus raios divinos me abandono,

Torno-me vaporoso... e só de ver-te

Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato,

desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

a) ironia romântica

b) tendência romântica

c) melancolia romântica

d) aversão dos românticos à natureza

e) fuga romântica para o sonho




02. Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que

apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma

religião.

............ desejava; ............. amava; .............. adorava

(*organizações = personalidades)

Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens

masculinas sentem por Ceci. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente

com os nomes de:

a) Álvaro / Peri / D. Diogo

b) Loredano / Álvaro / Peri

c) Loredano / Peri / D. Diogo

d) Álvaro / D. Diogo / Peri

e) Loredano / D. Diogo / Peri

03. Se uma lágrima as pálpebras me inunda,

Se um suspiro nos seios treme ainda,

É pela virgem que sonhei...que nunca

Aos lábios me encostou a face linda! (Álvares de Azevedo)
A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é:

a) o espiritualismo

b) o pessimismo

c) a idealização da mulher

d) o confessionalismo

e) a presença do sonho


04. Minh’alma é triste como a rola aflita

Que o bosque acorda desde o albor da aurora,

E em doce arrulo que o soluço imita

O morto esposo gemedora chora.

A estrofe apresentada revela uma situação caracteristicamente romântica. Aponte-a.

a) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos.

b) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.

c) O poeta atribui ao mundo exterior estados de espírito que o envolvem.

d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.

e) O poeta recusa valer-se da natureza, que só lhe traz a sensação da morte.


05. Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:

a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.

b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores

absolutos.

c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo

d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.

e) n.d.a.


Gabarito com as respostas:
1)Letra A
2)Letra B
3)Letra C
4)Letra C
5)Letra C

Nenhum comentário:

Postar um comentário