terça-feira, 18 de maio de 2010

Trabalho de Português recuperação
Nome:Jéssica Gonçalves
N°:19
Turma:21A
Prof:Glorinha
Professora o video gravado por Mim nao ficou muito bom,pois a maquina que tenho Nao permitiu uma boa visualização do video.

Conclusão

Nesse trabalho podemos concluir que o romantismo e o arcadismo,marcou-se no
brasil.O arcadismo foi uma escola literaria surgida na europa no seculo XVIII.Já o
romantismo foi o movimento artistico e filosofico surgido no final do seculo XVIII.Além disso
as principais caracteristicas deles eram a musica,teatros,Poemas,Literatura etc....
Assim concluimos que Arcadismo e romantismo fazem parte da Nossa vida hoje em dia.

Prova

1)Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda
(1)Arcadismo
(2)Neoclassicismo
(3)Romantismo

(3)Movimento artistico,politico e filosofico surgido nas ultimas decadas do seculo XVIII na europa
(1)desenvolveu-se no brasil no seculo XVIII e se prendeu ao estado de minas gerais,onde se havia descoberto o ouro
(2)está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da europa ocidental em relação ao estilo barroco

2)Sobre o Arcadismo no brasil,responda 'F'para falso e 'V' para verdadeiro.Eram caracteristicas em alguns poetas:
(v)utilização de personagens mitologicos
(v)idealização da vida campestre(bucolismo)
(f)Eu lirico caracterizado como um rei e a mulher amada como rainha;
(v)Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção
(f)Ambiente agitado,idealização da natureza,cenario perfeito e aprezivel
(f)Desprezo ao equilibrio e elogio ás extremidades

3)Explique como se caracterizou o romantismo:
Se caracteriza pelo seu espirito revolucionario.

4)Por que o Arcadismo pode ser chamado também de ''seculo das luzes''?
O arcadismo corresponde um periodo marcante de mudanças na vida europeia como um todo
essas mudanças,fazem parte de um movimento cultural chamado Iluminismo.Por isso o sec é conhecido como seculo das luzes.

5)Complete a frase a seguir..
O arcadismo se constitiu-se em uma forma de LITERATURA BRASILEIRA,mais simples opondo-se aos exageiros e rebuscamento do BARROCO.

Link do video do Romantismo e Arcadismo

http://www.youtube.com/watch?v=U-DQgZkCCCI&feature=fvsr
http://www.youtube.com/watch?v=FIlv6ePBphQ&feature=related

Exercicio do romantismo

01- Teu romantismo bebo, ó minha lua,

A teus raios divinos me abandono,

Torno-me vaporoso... e só de ver-te

Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato,

desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

a) ironia romântica

b) tendência romântica

c) melancolia romântica

d) aversão dos românticos à natureza

e) fuga romântica para o sonho




02. Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que

apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma

religião.

............ desejava; ............. amava; .............. adorava

(*organizações = personalidades)

Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens

masculinas sentem por Ceci. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente

com os nomes de:

a) Álvaro / Peri / D. Diogo

b) Loredano / Álvaro / Peri

c) Loredano / Peri / D. Diogo

d) Álvaro / D. Diogo / Peri

e) Loredano / D. Diogo / Peri

03. Se uma lágrima as pálpebras me inunda,

Se um suspiro nos seios treme ainda,

É pela virgem que sonhei...que nunca

Aos lábios me encostou a face linda! (Álvares de Azevedo)
A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é:

a) o espiritualismo

b) o pessimismo

c) a idealização da mulher

d) o confessionalismo

e) a presença do sonho


04. Minh’alma é triste como a rola aflita

Que o bosque acorda desde o albor da aurora,

E em doce arrulo que o soluço imita

O morto esposo gemedora chora.

A estrofe apresentada revela uma situação caracteristicamente romântica. Aponte-a.

a) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos.

b) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.

c) O poeta atribui ao mundo exterior estados de espírito que o envolvem.

d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.

e) O poeta recusa valer-se da natureza, que só lhe traz a sensação da morte.


05. Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:

a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.

b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores

absolutos.

c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo

d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.

e) n.d.a.


Gabarito com as respostas:
1)Letra A
2)Letra B
3)Letra C
4)Letra C
5)Letra C

Exercicios Do Arcadismo

01. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:



a) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade.

b) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a

imitação da natureza).

c) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras.

d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.

e) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”).


02. Indique a alternativa errada:



a) Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco.

b) O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco.

c) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas”ou “sutilezas”de pensamento, com

transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos.

d) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de

linguagem e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora.

e) O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo.




Nos exercícios 3 e 4, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo.

(Podem ocorrer várias em cada exercício).


03. A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:



a) o século XVIII ficou conhecido como “século das luzes”;

b) os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;

c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica;

d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;

e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.

04. Quanto à linguagem árcade:



a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;

b) tornou-se artificial, pedante, inatural;

c) procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;

d) manteve as ousadias expressionais do Barroco;

e) promove um retorno às “virtudes clássicas”da clareza, da simplicidade e da harmonia.

05. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:



a) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia.

b) Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga.

c) Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto.

d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto.

e) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa.


Gabarito das respostas:
1)Letra C
2)Letra E
3)Letra D
4)Letras A,B,D
5)Letra D

Principais autores do Romantismo

Álvares de Azevedo:
"Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!"
" Quando falo contigo, no meu peito
esquece-me esta dor que me consome:
Talvez corre o prazer nas fibras d'alma:
E eu ouso ainda murmurar teu nome!"

Casimiro de Abreu:
"Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!"


Fagundes Varela:
"Eras na vida a pomba predileta
Que sobre um mar de angústia conduzia
O ramo da esperança. - Eras a estrela
Que entre as névoas do inverno cintilava
Apontando o caminho ao pergueiro."

Principais autores do Arcadismo

A) POESIA LÍRICA
1. CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (1729 - 1789)
2. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (1744-1810)

B) POESIA ÉPICA
1. BASÍLIO DA GAMA (1741 -1795)
2. SANTA RITA DURÃO (1722-1784) ou Frei José de Santa Rita Durão

caracteristica do Romantismo

O romantismo seria dividido em 3 gerações:
• 1ºgeração — As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, presente da colectânea de textos e documentos de caráter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.
• 2ºgeração — Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.
• 3ºgeração — Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica (vide Eça de Queiróz), com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.

Caracteristica do Arcadismo

A ausência de subjetividade, o racionalismo, o soneto (forma poética), simplicidade, pseudônimos, bucolismo (natureza) e o neoclassicismo são algumas marcas do Arcadismo, disposto a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco. As principais características são:
- Fugere urbem - Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino;
- Inutilia truncar - A frase em latim resume grande parte da estética árcade. Ela significa que "as inutilidades devem ser banidas" e vai ao encontro do desprezo pelo exagero e pelo rebuscamento, característicos do Barroco;
- Carpe diem - Aproveitar o dia, viver o momento presente com grande intensidade, foi uma atitude inteiramente assumida por esses poetas.

Marco Historico do Romantismo

No Brasil, o momento histórico em que ocorre o Romantismo tem que ser visto a partir das últimas produções árcades, caracterizadas pela satírica política de Gonzaga e Silva Alvarenga, bem como as idéias de autonomia comuns naquela época. Em 1808, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte, a cidade do Rio de Janeiro passa por um processo de urbanização, tornando-se um campo propício à divulgação das novas influências européias; a então colônia brasileira caminhava no rumo da independência.

Após 1822, cresce no Brasil independente o sentimento de nacionalismo, busca-se o passado histórico, exalta-se a natureza da pátria; na realidade, características já cultivadas na Europa e que se encaixavam perfeitamente à necessidade brasileira de ofuscar profundas crises sociais, financeiras e econômicas. De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembléia Constituinte ; a Constituição outorgada; a Confederação do Equador; a luta pelo trono português contra seu irmão D. Miguel; a acusação de ter mandado assassinar Líbero Badaró e, finalmente, a abdicação. Segue-se o período regencial e a maioridade prematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofobia e, principalmente, de nacionalismo.

Marco historico no Arcadismo

ARCADISMO NO BRASIL(1768-1836)

No Brasil, o rompimento com estética barroca começou com a Publicação de Obras, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768. este movimento permaneceu como tendência literária até 1836, quando se inicia o Romantismo.O Arcadismo também ficou marcado por dois aspectos centrais. O dualismo dos escritores brasileiros do século XVIII, que, ao mesmo tempo, seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza e pelos problemas específicos da colônia brasileira; e a influência das idéias iluministas sobre os escritores e intelectuais brasileiros, que resultou no movimento da Inconfidência Mineira e seus trágicos resultados: prisão, morte, exílio, enforcamento.
Como no Brasil não existiu uma Arcádia como em Portugal,a concentração do arcadismo brasileiro foi principalmente em Vila Rica ( hoje Ouro Preto), Minas Gerais,onde um grupo de intelectuais se destacou na arte literária e na prática política,com grande participação na Inconfidência Mineira, seu aparecimento teve relação direta com o grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do século XVIII, cuja base econômica era a extração de ouro. Este grupo era constituído por Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Inácio José de Alvarenga Peixoto e outros.
O crescimento espantoso dessas cidades favorecia tanto a divulgação de idéias políticas quanto o florescimento de uma literatura cujos modelos os jovens brasileiros - foram buscar em Coimbra, já que a colônia não lhes oferecia cursos superiores. E, ao retornarem de Portugal, traziam consigo as idéias iluministas que faziam fermentar a vida cultural portuguesa à época das inovações políticas e culturais do ministro Marquês de Pombal, adepto de algumas idéias da Ilustração.
Essas idéias, em Vila Rica, levaram vários intelectuais e escritores a desejarem a independência do Brasil, principalmente após a repercussão da independência dos Estados Unidos da América ( 1776). Tais sonhos culminaram na frustrada Inconfidência Mineira ( 1789).

Conceito do Romantismo

O Romantismo caracteriza-se por seu espírito revolucionário. Na realidade, o movimento artístico romântico se fez como reflexo e conseqüência de uma nova concepção de mundo. As revoluções que marcaram o período que antecedeu seu surgimento – em especial a Revolução Industrial e a Revolução Francesa – estabeleceram profundas alterações na forma de pensar as relações humanas. A industrialização, o crescimento da população urbana, a predominância da burguesia acompanhada da decadência da aristocracia nas classes dominantes fizeram surgir um novo gosto artístico, não mais marcado pelos modelos clássicos até então norteadores do conceito de beleza que movia o homem ocidental em sua busca de conhecimento. Em conseqüência também dessa urbanização, surgiu um novo público leitor, diferente da aristocracia dos salões que até então se impunha.



Como estilo de época na literatura ocidental, costuma o Romantismo ser demarcado entre a segunda metade de século XVIII e a primeira metade do século XIX. Consideram-se como locais de suas primeiras manifestações a Alemanha e a Inglaterra. Tornou-se uma realidade em todos os países do ocidente e, ressalvadas as diferenças regionais, manteve um certo número de características particularizantes capazes de apresentá-lo como um movimento universal.

Conceito do Arcadismo


O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, razão por que também é denominada como Setecentismo ou neoclassicismo. O nome "Arcadismo" é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do Arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.

Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.

Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do “bom selvagem”.